No passado dia 29 de outubro- Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), os alunos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde - TAS, do 11º e 12º anos, dinamizaram uma atividade na Escola Secundária de Valpaços e na Escola EB2,3 Júlio Carvalhal.
O AVC é uma emergência médica, sendo atualmente a principal causa de morte e incapacidade permanente em Portugal. A cada hora que passa, há três portugueses que sofrem um Acidente Vascular Cerebral- AVC: um deles não sobreviverá e metade dos sobreviventes poderão ficar com sequelas incapacitantes.
Esta ação teve como objetivo sensibilizar, alertar e consciencializar toda a Comunidade Educativa para esta temática, de modo a reconhecer os sinais, os sintomas e fatores de risco que alertam para um possível AVC, bem como a sua prevenção.
Neste sentido, promoveram junto da Comunidade Educativa a afixação de cartazes, bem como a distribuição de panfletos e marca páginas.
Esta atividade constituiu um excelente exemplo escolar, uma vez que é da responsabilidade de todos nós, Comunidade Educativa, promover uma cultura de cuidado com a saúde, estimulando a prática de hábitos saudáveis e avisando para os sinais de alerta.
Juntos podemos fazer a diferença na luta contra o AVC!
As professoras responsáveis: Fernanda Guerra e Carmen Carvalho
Comments