OS ALUNOS DE VALPAÇOS FORAM AO ZOO
- Administrador do site
- há 4 dias
- 2 min de leitura

No passado dia 3 de abril, os alunos do Curso Profissional de Saúde de 11º e 12º anos e os alunos do 11º A e B do ensino regular realizaram uma visita de estudo ao Zoo da Quinta de Santo Inácio em Vila Nova de Gaia, acompanhados pelas formadoras/professoras Carmen Carvalho, Fernanda Guerra e Soraia Lopes.
Esta visita de estudo teve como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência educativa relacionada com a biodiversidade, a proximidade à conservação animal e a contribuição para a formação de cidadãos com uma maior consciência ambiental e maior sensibilidade para a Conservação das Espécies e Preservação do Ambiente
O zoo possui diversas espécies de animais de todo o mundo e promove ações de sensibilização para a proteção do meio ambiente. Nesse sentido, permitiu aos alunos compreender melhor os ecossistemas naturais dos animais, além de sensibilizá-los para a importância da preservação de espécies em extinção, como o caso do lémure-de-cauda-anelada, que está em risco devido à destruição do seu habitat.
Foi uma experiência extremamente enriquecedora, permitindo entender de forma prática os conceitos estudados em sala de aula sobre biologia e conservação. A interação com os animais foi fundamental para o crescimento pessoal e académico. A visita reforçou a importância da preservação ambiental e da responsabilidade humana em relação aos animais e à natureza.
No sentido de se avaliar a efetiva concretização dos objetivos estabelecidos, todas as informações obtidas na Visita de Estudo foram ocasião de trabalho, de onde surgiram opiniões bastante produtivas acerca desta iniciativa. Da avaliação da atividade promovida pela equipa de formadoras e concretizada com os formandos retiram-se as seguintes apreciações:
O número de alunos que participou revelou-se o ideal para tudo decorresse como o planeado e os objetivos fossem alcançados;
Os formandos/alunos manifestaram boa recetividade;
Ao longo de toda a visita, os formandos assumiram um agir cívico revelador de uma atitude construtiva, adulta e bem formada perante as indicações, regras e instruções dos formadores e monitores responsáveis pela atividade.
As formadoras/ professoras: Carmen Carvalho, Fernanda Guerra e Soraia Lopes
Comments