Data: 10 de Janeiro de 2025
Palestrante: Daniel Alexandre (Professor Auxiliar da UTAD)
Local: Agrupamento de Escolas de Valpaços
Turmas: 10ºA e 10ºB -- 11ºA e 11ºB
No dia 10 de janeiro de 2025, os alunos do 10º e 11º ano participaram numa palestra sobre “Fibras Óticas” e num workshop ministrado pelo Professor Auxiliar Daniel Alexandre da UTAD. Esta atividade teve como objetivo proporcionar uma compreensão mais profunda sobre a tecnologia das fibras óticas, as suas aplicações, vantagens e desafios, além de realçar a sua importância no campo das telecomunicações e da internet. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer melhor a forma de funcionamento das fibras óticas, identificando as suas características técnicas e como elas revolucionaram a transmissão de dados e sinais nos nossos tempos. Os pontos abordados foram os seguintes:
Definição e funcionamento básico: Como as fibras óticas utilizam a luz para transmitir dados através de um núcleo de vidro ou plástico.
Vantagens em relação aos cabos metálicos: Menor atenuação de sinal, maior capacidade de transmissão de dados e imunidade a interferências eletromagnéticas.
Aplicações: Em telecomunicações, internet, medicina (fibroscópica) e redes de sensores.
Avanços tecnológicos: Como é que as fibras óticas estão a evoluir para suportar maiores velocidades de transmissão e conexões mais seguras.
A palestra iniciou-se com uma explicação sobre a estrutura física das fibras óticas, que são compostas por um núcleo central (feito de vidro ou plástico) por onde viaja a luz, e uma camada de revestimento que reflete a luz de volta ao núcleo, permitindo que ela percorra grandes distâncias sem se dissipar.
A importância das fibras óticas nas infraestruturas de telecomunicações foi realçada, uma vez que elas são essenciais para a transmissão de dados em alta velocidade, como é o caso das ligações de internet de fibra ótica por todo o mundo. A transmissão por fibras óticas permite velocidades muito mais rápidas em comparação aos cabos metálicos tradicionais, além de serem mais resistente a interferências.
Foram também apresentados exemplos práticos de como as fibras óticas são utilizadas em diversas áreas, incluindo a medicina, com o uso de endoscópios para diagnósticos e procedimentos cirúrgicos, e em redes de comunicação, como em sistemas de câmaras de segurança e redes de dados.
De seguida, as turmas seguiram para um workshop sobre a aplicação das fibras óticas e dos laseres, permitindo aos discentes participarem ativamente em todas as atividades propostas com muito empenho e interesse.
Na parte de tarde foi realizada a atividade prática sobre a “Velocidade do Som”, na turma do 11º ano em contexto de sala de aula, sobre a orientação do professor Daniel Alexandre, recorrendo a software educativo (FIZZIQ), disponível em qualquer smartphone.
Esta atividade contribuiu significativamente para que os alunos ficassem mais informados sobre esta área de grande relevância tecnológica, despertando o interesse pela pesquisa e pelo desenvolvimento de novas soluções baseadas em fibras óticas. Os conteúdos foram muito importantes para os alunos do 11º ano, pois complementam o conhecimento que estão adquirindo na disciplina de Física e Química.
Os alunos demonstraram muito interesse e participaram ativamente, fazendo várias questões sobre as aplicações futuras dessa tecnologia e como ela pode impactar diversas áreas da Ciência e das Engenharias.
O Grupo de Física e Química
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