Visita de Estudo “ XIII Encontro Nacional de Ensino Secundário de Alunos de EMRC”- Santarém
- Administrador do site
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 19 horas

Nos dias 28 e 29 de março de dois mil e vinte e cinco, os alunos dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas de Valpaços, acompanhados pelos formadores: José Paulo Rogão, Cristofe Gomes, Fernanda Guerra e Ana Loreiro, participaram no “XIII Encontro Nacional de Ensino Secundário de Alunos de EMRC”, em Santarém. Também participaram neste evento os alunos do ensino secundário, acompanhados pelas docentes Bertília Alves e Eugénia Machado.
O ponto de partida foi a Escola Secundária de Valpaços, rumo a Santarém, mais propriamente ao CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, onde se realizou o acolhimento/receção aos alunos e docentes/formadores.
Durante este dois dias aconteceram dinâmicas e atividades para os jovens, animação multimédia e musical e o evento final, Rota da Esperança EMRC-“Abre-te Horizontes” que decorreu no centro histórico da cidade de Santarém.
Integrada no Plano Anual de Atividades, esta visita de estudo aconteceu subjacente aos objetivos relacionados com a valorização da pessoa humana e relações interpessoais.
Sob o tema “Horizontes da Esperança”, acresce referir que este tipo de atividade propícia uma maior motivação dos formandos/alunos e permite um estreitar da relação formando/formador aluno/professor que favorece a situação de aquisição de conhecimentos, proporciona o desenvolvimento de técnicas de trabalho e facilita a sociabilidade.
Da avaliação das atividades deste evento, feita pela equipa de formadores/docentes e concretizada com os formandos/alunos, retiram-se as melhores apreciações, quer em número de participantes, boa receptividade, boa qualidade das atividades, espaços envolvidos e espírito de camaradagem e convívio. Ao longo de toda a visita, os formandos/alunos assumiram um agir cívico revelador de uma atitude construtiva, adulta e bem formada perante as indicações, regras e instruções dos formadores/docentes e equipa organizadora (voluntários), responsáveis pelo evento.
Em suma, esta foi uma iniciativa do agrado dos formandos/alunos, geradora de um convívio salutar sob o ponto de vista formativo e que sensibiliza para a vivência de alguns dos valores fundamentais relacionados com a experiência humana, o património cultural e o enriquecimento pessoal e académico que a formação deve proporcionar.
(Os formadores/docentes)
Comments